Estante: Abecedários


ABECEDÁRIOS
~~~~~~~~~~~~~~~~
Ivanise Meyer
Os abecedários são livros que apresentam as letras do alfabeto, geralmente associadas a imagens relacionadas ao som da letra. Alguns são organizados também com poemas ou prosa rimada para cada letra. É um gênero literário inserido na literatura infantil.
É preciso analisar seu conteúdo, pois alguns abecedários trazem algumas questões linguísticas em relação aos sons das letras.
Por exemplo: os sons "diferentes" da letra G em palavras iniciadas por ga-go-gu com palavras iniciadas por ge-gi. 
Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estes livros têm a função de apresentar as letras e seus sons (percebidos pelo som inicial das figuras ou palavras). Devem fazer parte do acervo do Cantinho de Leitura, da Sala de Leitura (Biblioteca) e devem ser apresentados às crianças pelos professores.


Alguns exemplos:

ABC DO MUNDINHO
Ingrig Biesemeyer Bellinghausen - Editora DCL

Apresenta letras (maiúscula/minúscula, cursiva/fonte tipo "bastão") e uma imagem para cada letra.

♥♥♥


O QUE COMEÇA COM...
Ingrig Biesemeyer Bellinghausen - Editora DCL

Apresenta letras (maiúscula/minúscula, fonte tipo "bastão") e várias imagens para cada letra.

♥♥♥


ABC CURUMIM JÁ SABE LER!
Bia Hetzel / Silvia Negreiros
Editora Brinque-Book

Apresenta letras (tipo "bastão) e imagens para cada letra. No final do livro há uma explicação sobre a origem e funções dos abecedários.

♥♥♥

TODAS AS LETRAS
Mary França / Eliardo frança
Editora Global

Cada letra traz imagens, diversos tipos de letras, pequenos textos (versos, músicas, etc), uso de palavras em frases. Indico para os anos iniciais.


♥♥♥

O BATALHÃO DAS LETRAS 
(edições)

Exemplar original de 1948. Para saber mais clique aqui. 

Eu tenho essa versão.


“O Batalhão das Letras”, primeira obra de Mario Quintana voltada para o público infantil, foi publicada originalmente em 1948. Inovador, o livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas. Um singular abecedário poético, em que o autor brinca com as letras e as palavras de nossa língua, o livro traz vinte e oito estrofes que apresentam o alfabeto, suas formas gráficas e seus fonemas, sempre em associação aos objetos e ao ambiente do universo infantil."


♥♥♥

A FESTA DAS LETRAS
Cecília Meireles e Josué de Castro
Ilustrações: Claudia Scatamacchia (4.ª edição)
Editora Global

"No final dos anos 1930, o governo de Getúlio Vargas concentrou suas forças para aperfeiçoar a qualidade da nutrição do povo brasileiro, tomando medidas não só para aumentar a produção de gêneros alimentícios no Brasil como também para instruir a população sobre os benefícios de cada um deles. É nesse contexto histórico que o livro A festa das letras, escrito por Cecília Meireles e Josué de Castro está inserido.
Na época, pensando em um livro que aproximasse as crianças do universo de frutas, legumes, verduras e demais alimentos do cotidiano, e, além disso, lhes ensinasse noções básicas de higiene alimentar, a Livraria do Globo convidou dois autores de relevo: Cecília Meireles e Josué de Castro. 
Poeta, cronista e educadora, Cecília tinha um dom raro para conceber textos envolventes para crianças e jovens, capacidade que mais tarde se comprovaria em seu consagrado Ou isto ou aquilo (1946). Josué de Castro, por sua vez, geógrafo e médico, uma das maiores autoridades brasileiras em alimentação, destacou-se com seu Geopolítica da fome (1951)."



♥♥♥

PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS...
Ruth Rocha / Ilustrações: Raul Fernandes
Editora Salamandra

"Neste livro cada letra do alfabeto é a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita graça e muita rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças."


♥♥♥


O ABC DO DROMEDÁRIO
Alexandre Azevedo / Ilustrações: Jótah
Editora Paulinas

"O autor constrói poemas ricos em rimas e expressões, percorrendo todo o alfabeto e explorando características e particularidades de animais, nomes de cidades, objetos, hábitos alimentares, boas maneiras, em uma conjunção perfeita entre humor e jogo das palavras e os traços inconfundíveis de Jótah."


♥♥♥

UM MUNDO CHAMADO ALFABETO
Marco Hailer / Ilustrações: Juliana Basile
Editora Carochinha


Para cada letra do alfabeto há um texto com várias palavras com a mesma inicial.


ABCENÁRIO
Léo Cunha / Alex Lutkus
Editora Autêntica

"Os desenhos do livro ABCenário, de Alex Lutkus, abrem uma janela nova no rico panorama dos livros ilustrados brasileiros. Para além da técnica primorosa, são imagens que remetem à metáfora visual, misturam realismo com surrealismo, técnica com poesia e, assim, acabam por criar situações inventivas, inesperadas e insólitas. Os textos de Leo Cunha surgem como comentários bem-humorados, poéticos e ligeiros que dialogam e brincam com as ilustrações, dando a elas novos e ricos significados. Como resultado, a conversa entre os desenhos e os textos consegue virar o velho e bom alfabeto de cabeça para baixo."

♥♥♥

A TURMA DO ABC
Fátima Miguez / Ilustrações: Cristina Biazetto
Editora Nova Fronteira

"A turma do ABC é uma tentativa de, por meio do texto literário, levar o leitor em fase de alfabetização a um encontro lúdico com as letras, com as sílabas, com as palavras em construção. Brincar, ler e criar, neste projeto pedagógico, são verbos que se somam na aquisição das sílabas e precisam caminhar juntos no ato de aprender a ler.

É no jogo divertido com a turma do ABC que as “crianças es­critoras” vão reunir “as consoantes/ com as vogais ajudantes/ na construção das palavras”. Que esse primeiro encontro com as letras seja um caminho prazeroso e edificante para a formação de um leitor apaixonado com fôlego para folhear todas as leitu­ras do acervo literário que o aguardam no futuro! As ilustrações de Cristina Biazetto vão contribuir, com a leveza divertida dos seus traços, para aguçar mais ainda o interesse pela turma do ABC e pela leitura."



♥♥♥

ABC RIMA COM VOCÊ!
Lalau e Laurabeatriz
Editora Positivo

"As vinte e seis letras do alfabeto aparecem aqui para brincar com o leitor. Lalau, com criatividade e senso de humor, cria versos e rimas que vão enriquecer o vocabulário das crianças. Animais, personagens mitológicos, plantas, tribos indígenas, objetos, meios de transporte, alimentos e nomes próprios compõem esse livro, oferecendo diferentes possibilidades de trabalho com a alfabetização. As ilustrações, coloridas e divertidas, retratam esse ABC."


♥♥♥

MEU PRIMEIRO BICHONÁRIO
Marco Hailer / Ilustrações: Juliana Basile
Editora Carochinha

"Cada bicho, uma letra. Cada letra, um bicho.
Se a abelha começa com A e a baleia com B, quem será que começa com a letra Z?
Para brincar de descobrir o nome de vários animais e ainda aprender o alfabeto, nada melhor do que... Meu primeiro bichonário!"

Cada letra traz um animal com a inicial. 
Encontramos os nomes de todos os animais nas páginas finais do livro.

♥♥♥

UMA LETRA PUXA  A OUTRA
José Paulo Paes / Ilustrações: Kiko Farkas
Editora Companhia das Letrinhas

Um abecedário em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo. 
A letra s, por exemplo, é assim: "O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa!/ Não tomo sopa de sapo!" 
Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Prêmio Jabuti 1993 de Melhor Produção Editorial Infantil ou Juvenil. Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1992, categoria poesia.


♥♥♥

ABC... ATÉ Z!
Bartolomeu Campos de Queirós / Ilustrações: Júlia Bianchi
Editora Larousse Júnior

"Bartolomeu Campos de Queirós, com palavras ritmadas e muita magia, conta aos leitores uma infinidade de histórias a partir do abecedário. A cada letra, uma visita diferente aos sonhos e fantasias."



♥♥♥


DE LETRA EM LETRA
Bartolomeu Campos de Queirós / Ilustrações: Elisabeth Teixeira
Editora Moderna

'De letra em letra' é um texto capaz de levar o leitor a encontrar nos elementos do mundo as palavras que se escrevem com a mesma letra de seu nome. Quatro livros fazem parte da Série 'Eu sei de Cor', escritos para as crianças iniciantes na leitura. Os textos buscam elementos existentes no universo infantil - humor, rima, fantasia e o inusitado. Por meio dos livros, os jovens leitores vão se encantar com as possibilidades das palavras e seus sentidos. Assim, ler e escrever passam a ser um prazer."


♥♥♥


L DE LIVRO
Estúdio Lógos
Editora Companhia das Letrinhas

"Nas páginas deste livro você pode achar facilmente um monstro, um pinguim, um helicóptero e até sushi! Mas o verdadeiro desafio é encontrar as letras escondidas nos traços de cada uma das figuras, de A a Z. Neste alfabeto, cada letra começa uma palavra e cada palavra é representada por um desenho cheio de cor, que dá vida às nossas letras e transforma a alfabetização em um processo muito divertido."



♥♥♥


O QUE SE VÊ NO ABECÊ...
Elias José / Ilustrações: Daniel Cabral
Editora Paulus

"Um livro que brinca com palavras e poemas, divertindo e levando a gostosas descobertas. Uma maneira criativa, gostosa e encantadora de aprender com poesia."



♥♥♥

ABECEDÁRIO
Ruth Kaufman e Raquel Franco / Ilustrações: Diego Bianki
Editora Companhia das Letrinhas

"Com este abecedário ilustrado, ganhador do Prêmio New Horizons, da Feira de Literatura Infantojuvenil de Bolonha, vai ficar fácil aprender a ler. Acompanhando as 26 letras que compõem o alfabeto através dos verbos e suas ações e vinhetas que vão além do óbvio, as crianças vão perceber como o mundo das palavras diz tudo sobre a nossa vida."



♥♥♥


ENCONTRO COM AS LETRAS
Elena Luchetti / Ilustrações: Huemula
Editora V&R

"A bordo de um balão, o abecedário levará os pequenos em uma viagem de descobertas fascinantes. Encontro com as letras foi preparado para auxiliar pais e educadores nesta fase fundamental da aprendizagem. As crianças farão seu primeiro contato com o alfabeto de maneira acolhedora e, além disso, serão apresentados aos clássicos da literatura e da cultura universais. Embarquem juntos nessa aventura rumo ao conhecimento!"






♥♥♥

ABC DAS COISAS BOAS
Marcia Paganini / Ilustrações: Carla Pilla
Editora Bambolê

"Dar e receber abraço, ganhar um cafuné, dançar com os amigos, aproveitar a infância, ler um bom livro, navegar na web... Neste livro, o leitor pode encontrar divertidos poemas sobre pequenas coisas que nos fazem felizes. Do A ao Z, uma lista de coisas boas para fazer."


♥♥♥

ABC DOS DIREITOS HUMANOS
Dulce Seabra / Ilustrações: Sérgio Maciel
Editora Cortez

"A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento muito importante. Nele estão expressos direitos e deveres que fazem de nós, humanos, seres respeitáveis e civilizados, especiais em nossas atitudes e no modo como nos relacionamos uns com os outros. Conhecer essas regras desde cedo é fundamental para construirmos um mundo cada vez mais justo e feliz, repleto de compreensão e respeito mútuo."


♥♥♥

ABC E NUMERAIS - PRA BRINCAR É BOM DEMAIS
Tatiana Belinky / Ilustrações: Dulce Osinski
Editora Cortez

"Este livro apresenta o alfabeto e os numerais de forma bastante divertida. Cada estrofe encerra uma gostosa aprendizagem. A autora, Tatiana Belinky, faz a relação de cada letra do alfabeto com palavras e rimas, a ponto de as ilustrações darem vida ao texto com cores alegres e vibrantes, despertando o interesse das crianças em conhecer letras e numerais e fazer a assimilação com a construção das palavras. A obra estimula o gosto pela poesia e a memorização no processo inicial de alfabetização."



♥♥♥

 ALFABARTE
Anne Guéry e Olivier Dussutour 
Editora Companhia das Letrinhas

"A tarefa aqui é fácil: encontrar, nos 26 quadros de mestres da pintura, uma letra do alfabeto escondida. Mas procurando as letras camufladas e observando as obras, as crianças também aprenderão sobre temas da história da arte e sobre a vida dos artistas contemplados."


♥♥♥

ABECEDÁRIO DA NATUREZA BRASILEIRA
Cristina Santos / Ilustrações: Freekje Veld
Editora Cortez

"A biodiversidade brasileira é apresentada a partir de cada letra do alfabeto, que revela um animal, planta ou ambiente. O livro também descreve a forma como estão ou vivem no mundo natural, e conta ainda como as lendas indígenas nos revelam mais sobre alguns deles o surgimento de na natureza."


♥♥♥

Atualizado em 27/10/2019

Postagens mais visitadas