Roseana Murray

Roseana Murray
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Graduou-se em Literatura e Lingua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa).

Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 (Fardo de Carinho, ed. Murinho, R.J). Em 2007 tem mais de 50 livros publicados. Tem dois livros traduzidos no México (Casas, ed. Formato e Três Velhinhas tão velhinhas, ed. Miguilim/ Ibeppe) . Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis linguas ( in Um Deus para 2000, Juan Arias, ed. Desclée e Maria, esta grande desconhecida, Juan Arias, ed. Maeva.).

Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986 (Fruta no Ponto, ed. FTD), 1994 (Tantos Medos e Outras Coragens, ed. FTD) e 1997 (Receitas de Olhar, ed. FTD).

Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios, ed. FTD, S.P.

Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens tendo recebido seu diploma em Sevilha, Espanha.

Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins ed. Manati, R.J como o melhor livro infantil do ano.

Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura. Implantou em Saquarema, em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura.

Visite o seu blog: http://www.blogdaroseana.blogspot.com/
 

Indico:
RECEITAS DE OLHAR

Roseana Murray / Ilustrações: Elvira Vigna
Ed. FDT

"Este livro de poesia se parece com os de culinária. Em ambos há ingredientes. Nos de culinária os ingredientes são palpáveis e costumam contar com a precisão das medidas. As receitas deste livro, em geral, não vão ao fogo e muito menos à geladeira. Não ensinam, sugerem. Falam das novas possibilidades, das esperanças, das descobertas dos gestos simples e delicados."



CASAS

Roseana Murray / Ilustrações de Tibúrcio - Editora Formato

"Casa maluca, casa do céu, casa de avó, casa mal-assombrada, casa de vizinho, casa de índio, caverna, casa de amigo são algumas das casas descritas neste livro, em poemas que mostram um jeito todo especial de ver as casas deste e de outros mundos."



JARDINS

Roseana Murray / Ilustrações: Roger Mello
Ed. Manati (atualmente: Ed. Global)

"O livro Jardins traz quinze pequenos poemas que representam os mais diversos jardins. Com muita delicadeza, Roseana Murray mexe com o imaginário do leitor. Cada poema-pintura faz os pequenos descobrirem a poesia que vive ao seu redor, nas pequenas coisas, como nas flores, por exemplo. “Gostei do seu Jardins. De suas guirlandas de palavras. Gostei de ler seu verbo a prender os perfumes, as cores, as formas e o sol sobre as flores. Há por certo uma poeta sensível às coisas da natureza neste Jardins”, declara Manoel de Barros, grande poeta brasileiro. A organização dos poemas com as ilustrações do talentoso e premiado Roger Mello imprime qualidade que sensibiliza adultos e crianças. É um verdadeiro presente em formato de livro."



COLO DE AVÓ
Roseana Murray / ilustrações: Elisabeth Teixeira
Editora Manati (atualmente: Brinque-Book)

"Tem avó que a gente conhece, tem avó que a gente não chega a conhecer. Tem avó de sangue, tem avó por adoção. De um jeito ou de outro, nossas avós estão sempre com a gente: é delas que vem nosso jeito especial ou aquele ditado que ninguém da família esquece. Neste livro, a autora e a ilustradora fazem uma divertida e poética homenagem a todos os tipos de avós!"

Organizado por Ivanise Meyer®

Postagem escrita em 28/07/2010
Postagem atualizada em 18/06/2018

Postagens mais visitadas