Irmãos Grimm

Irmãos Grimm
~~~~~~~~~~~~~
Os irmãos Grimm (em alemão Brüder Grimm), Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário em 1854 (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de linguística, e ao estudo do folclore.
Os irmãos Grimm realizaram importantes pesquisas no campo da tradição popular, deixando um riquíssimo acervo de histórias, lendas, anedotas, supertições e fábulas da velha Germânia. As narrativas foram recolhidas de pessoas humildes, muitas vezes analfabetas... Pessoas que encontravam pelas estradas ou reunidos em serões em volta do fogo. Tudo isso acontecia nos primeiros anos do século XIX, quando os velhos costumes pouco tinham mudado e as antigas tradições conservavam ainda toda a sua força.
Na tradição oral, as histórias compiladas não eram destinadas ao público infantil e sim aos adultos. Foram os irmãos Grimm que as dedicaram às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram, assim, esses dois universos: o popular e o infantil. O título escolhido para a coletânea já evidencia uma proposta educativa. Alguns temas considerados mais cruéis ou imorais foram descartados do manuscrito de 1810.
Buscando encontrar as origens da realidade histórica de seu país, os pesquisadores encontram a fantasia, o fantástico, o mítico em temas comuns da época medieval. Com suas pesquisas, tinham dois objetivos básicos: o levantamento de elementos lingüísticos para fundamentação dos estudos filológicos da língua alemã e a fixação dos textos do folclore literário germânico, expressão autêntica do espírito nacional. De qualquer forma, surge uma grande literatura infantil para encantar crianças de todo o mundo.
O resultado deste trabalho excepcional apareceu em um primeiro volume: "Histórias da criança e do lar" em 1812 (Kinder und Hausmärchen), seguindo de um segundo volume em 1814. A edição completa das histórias recolhidas saiu em 1819, reunida em 3 volumes.
Esses trabalhos com as narrativas populares romperam a esfera nacionalista e espalharam-se pelo mundo, sendo continuamente traduzidas e imortalizadas entre crianças, jovens e adultos que vêm lendo e contando essas histórias.
Depois de terem vivido uma rica parceria na produção literária e nos estudos linguísticos, Wilhelm faleceu em 1859 e Jacob em 1863.

Referência: GRIMM, Irmãos. Contos de Fadas. 4.ed. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2002. ISBN 85-7321-106-7

Estátua comemorativa da história
 Os Músicos de Bremen, erigida em Bremen em 1951.

Contos mais famosos:

Branca de Neve
Cinderela
João e Maria
Rapunzel
A Protegida de Maria
O Ganso de Ouro
O Alfaiate Valente
O Lobo e as Sete Cabras
Os Sete Corvos
As Aventuras do Irmão Folgazão
Os Músicos de Bremen
Pequeno Polegar
Jorinda e Jorindel
O Príncipe Sapo


Organizado por Ivanise Meyer®

Postagens mais visitadas