Adivinhas

Adivinhas ou
charadas ou
"O que é, o que é?"
~~~~~~~~~~~~~
As adivinhas, também conhecidadas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que têm o propósito de divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
♥♥♥
Vamos brincar?

1 - O que é, o que é? Do tamanho de uma bolota e enche a casa até à porta?

2 - O que é, o que é? Que pode ser ferro, de gelo, de chocolate e de água ao mesmo tempo?

3 - O que é, o que é? Tico-tirico-tico, não tem pena, não tem perna e nem tem bico. Depois, tico-tirico-tico, já tem pena, já tem perna E já tem bico?

4 - O que é, o que é? Verde como folha, encarnado como sangue, doce como mel, e amargo como fel?

5 - O que é, o que é? Éramos dois irmãos unidos, os dois de uma cor. Nunca fiquei sem missa, mas meu irmão já ficou. Para festas e banquetes a mim convidarão. Para festas de cozinha, convidarão meu irmão.

6 - O que é, o que é? Qual o céu que não possui estrelas?

7 - O que é, o que é? Que é irmã de minha tia e não é minha tia?

8 - O que é, o que é? Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas. Entra e sai sem ter portão.

9- O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?

10 - O que é, o que é? Anda deitado e dorme em pé?

11 - O que é, o que é? À direita sou um homem, facilmente acharás. Às avessas só à noite e nem sempre encontrarás.

12 - Um pato vai subindo uma ladeira e põe um ovo. O ovo desce ou sobe?

13 - O rato roeu a roupa de Rita. Quantos erres tem isso?

14 - O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?

15 - O que é, o que é? Coisa tão curiosa, causa espanto em tanta gente. Por trás tão curto rabinho, e tromba tão grande na frente.

16 - O que é, o que é? Que está sempre na sua frente e você não vê?

17 - O que é, o que é? Que nem todos têm, mas ninguém passa sem?

18 - O que é, o que é? Quanto mais ela enxuga, mais molhada fica?

19 - O que é, o que é? Me diga se for capaz. Me diga quem é aquele que num instante se quebra se alguém diz o nome dele?

20 - O que é, o que é? Que mesmo atravessando o rio consegue não se molhar?

21 - O que é, o que é? Que não se come, mas é bom para se comer?

22 - O que é, o que é? É verde e não é capim. É branco e não é algodão. É vermelho e não é sangue
É preto e não é carvão?

Respostas:

1. luz
2. barra
3. pinto
4. café
5. vinho e vinagre
6. céu da boca
7. minha mãe
8. botão
9. cama
10. pé
11. Raul e luar
12. pato não põe ovo
13. isso não tem erre
14. meu nome
15. elefante
16. seu nariz
17. ferro de passar roupa
18. toalha
19. silêncio
20. ponte
21. talher
22. melancia

Como criar uma charadinha?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A Alzira Zulmira nos ensina como criar uma charadinha:

Pense em uma coisa qualquer que você ache legal ou interessante!
 Escreva esta palavra em uma folha de papel.
Uma boa charada se faz começando de trás para frente!
Agora que você já sabe a resposta da charada. Vamos pensar na pergunta mais interessante que se possa fazer sobre esta coisa que você escolheu. Escreva no papel algumas características (qualidades) desta coisa.
Por exemplo:
A Alzira Zulmira escreveu no caderno dela a palavra, ORELHA (que é a resposta da charada dela!)
Depois ela escreveu:
A orelha escuta mais não fala. O livro tem orelha. Tem orelha de todos os tamanhos. (Ela estava com preguiça, de modo que só escreveu três coisas!)
Então a Alzira pensou no que seria interessante .... e escreveu a seguinte adivinha:
O que é, o que é, que escuta mais não fala, tem no livro e na gente?
Resposta: A orelha!



Clique aqui para encontrar uma coletânea de adivinhas.
Organizado por Ivanise Meyer®

Postagens mais visitadas