Baú das Histórias e Poemas é um blog educacional com sugestões de textos que podem ser usados em atividades escolares. Iniciado em 21/04/2010.

2 de julho de 2017

Abecedários

ABECEDÁRIOS
~~~~~~~~~~~~~~~~
Ivanise Meyer

Os abecedários são livros que apresentam as letras do alfabeto, geralmente associadas a imagens relacionadas ao som da letra. Alguns são organizados também com poemas ou prosa rimada para cada letra. É um gênero literário inserido na literatura infantil.

É preciso analisar seu conteúdo, pois alguns abecedários trazem algumas questões linguísticas em relação aos sons das letras.
Por exemplo: os sons "diferentes" da letra G em palavras iniciadas por ga-go-gu com palavras iniciadas por ge-gi. 

Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estes livros têm a função de apresentar as letras e seus sons (percebidos pelo som inicial das figuras ou palavras). Devem fazer parte do acervo do Cantinho de Leitura, da Sala de Leitura (Biblioteca) e devem ser apresentados às crianças pelos professores.


Alguns exemplos:

Apresenta letras (maiúscula/minúscula, cursiva/fonte tipo "bastão") e uma imagem para cada letra.

Apresenta letras (maiúscula/minúscula, fonte tipo "bastão") e várias imagens para cada letra.

Apresenta letras (tipo "bastão) e imagens para cada letra. No final do livro há uma explicação sobre a origem e funções dos abecedários.

Cada letra traz imagens, diversos tipos de letras, pequenos textos (versos, músicas, etc), uso de palavras em frases. Indico para os anos iniciais.

ABECEDÁRIOS POÉTICOS
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Exemplar original de 1948. Para saber mais clique aqui. 

Eu tenho essa versão.

“O Batalhão das Letras”, primeira obra de Mario Quintana voltada para o público infantil, foi publicada originalmente em 1948. Inovador, o livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas. Um singular abecedário poético, em que o autor brinca com as letras e as palavras de nossa língua, o livro traz vinte e oito estrofes que apresentam o alfabeto, suas formas gráficas e seus fonemas, sempre em associação aos objetos e ao ambiente do universo infantil."

"No final dos anos 1930, o governo de Getúlio Vargas concentrou suas forças para aperfeiçoar a qualidade da nutrição do povo brasileiro, tomando medidas não só para aumentar a produção de gêneros alimentícios no Brasil como também para instruir a população sobre os benefícios de cada um deles. É nesse contexto histórico que o livro A festa das letras, escrito por Cecília Meireles e Josué de Castro (Global Editora, 64 páginas, R$ 42) está inserido. Esta 4.ª edição foi primorosamente ilustrada por Claudia Scatamacchia.

Na época, pensando em um livro que aproximasse as crianças do universo de frutas, legumes, verduras e demais alimentos do cotidiano, e, além disso, lhes ensinasse noções básicas de higiene alimentar, a Livraria do Globo convidou dois autores de relevo: Cecília Meireles e Josué de Castro. Poeta, cronista e educadora, Cecília tinha um dom raro para conceber textos envolventes para crianças e jovens, capacidade que mais tarde se comprovaria em seu consagrado Ou isto ou aquilo (1946). Josué de Castro, por sua vez, geógrafo e médico, uma das maiores autoridades brasileiras em alimentação, destacou-se com seu Geopolítica da fome (1951)."

"Neste livro cada letra do alfabeto é a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita graça e muita rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças."

"O autor constrói poemas ricos em rimas e expressões, percorrendo todo o alfabeto e explorando características e particularidades de animais, nomes de cidades, objetos, hábitos alimentares, boas maneiras, em uma conjunção perfeita entre humor e jogo das palavras e os traços inconfundíveis de Jótah."


Para cada letra do alfabeto há um texto com várias palavras com a mesma inicial.



EM BREVE POSTAREI MAIS SUGESTÕES.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...