Baú das Histórias e Poemas é um blog educacional com sugestões de textos que podem ser usados em atividades escolares. Iniciado em 21/04/2010.

12 de junho de 2016

Celso Sisto

Celso Sisto
~~~~~~~~~~~
Celso Sisto (Rio de Janeiro, 16 de junho de 1961) é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Tem 60 livros publicados para crianças e jovens e já recebeu vários prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), melhor livro infantil (Açorianos, 2011) e livro do ano (Açorianos, 2011).
Fonte: http://www.celsosisto.com/

 ♥

Conheci o Celso Sisto em julho de 2002, em uma oficina sobre contação de histórias.
Na época, eu  estava em plena efervescência dos meus estudos sobre Educação Infantil e tudo que estivesse relacionado era interessante para mim. Um ano depois, estava no curso de especialização em Educação Infantil.
Me lembro que durante a oficina, Celso contou duas histórias.
A primeira foi Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado) na qual ele recitava cantando os versos ditos pelo coelho quando perguntava porque ela era "tão pretinha". Puro encantamento!
E a segunda história, era de um baobá, história de origem africana, ele cantava os versos e era tão bonito... Sabe ficar maravilhado? Foi assim que me senti!
Ali, naquele momento, rodeada por tantas pessoas que nunca havia visto, eu voltei a ser criança. Nunca havia experimentado a emoção de ouvir uma história daquela maneira. Me lembro de ter chorado muito, talvez por ter ouvido "pela primeira vez", isso fica marcado pra sempre.
Agradeço por tudo que você me fez viver naquele momento, e pelo tanto que me inspirou.
Celso, você é um dos mestres que trago guardado em meu coração. Obrigada!



Chá das Dez (Editora Aletria)

Este livro é encantador! Dez velhinhas, bem juntinhas, resolvem tomar um chá. Mas a cada  página, algo acontece, uma delas desaparece... É uma história do tipo lenga-lenga ou tangolomango... O final é muito divertido!
♥

Além de gostar de ler e contar histórias da tradição oral, gosto muito de saber suas origens e detalhes.

Indico estes livros da minha estante:

Histórias Populares da Língua Portuguesa (2014)
Editora Planeta
Celso nos brinda com histórias de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Portugal, SãoTomé e Príncipe e Timor Leste, com dez ilustradores diferentes. 
"O fio de ouro que liga cada um dessas histórias é o idioma português. Estamos diante de histórias que são contadas há muito tempo."

Para você curtir uma das histórias... 
"Os três cisnes brancos e a princesa Rosalinda" (Brasil)
Ilustrado por Rosinha
Cada história possui uma ilustração.
O projeto gráfico deste livro é belíssimo!
Cada detalhe, as cores das páginas, tudo é saboreado neste livro!

Após a história, há informações sobre a origem do texto e
 detalhes de cada país ("POR DENTRO DE/DO...").

Esse mapa nos dá a localização dos países.




Mãe África: mitos, fábulas e contos (2007)
Editora Paulus

"Uma rica coletânea de histórias africanas feita em ampla pesquisa, com o objetivo de ressaltar a diversidade de etnias do continente africano. Celso Sisto selecionou 22
 histórias originárias de diversos lugares da África, procurando privilegiar histórias ainda não publicadas em português.
O livro é uma festa plural de cores, nomes, belezas, sabores, feitos e fantasias africanas, os quais exercem muita influência na cultura brasileira."
As ilustrações também são do Celso Sisto.

Minha história preferida!

Autografado pelo Celso em 11/6/2016



Quanto segredo! (2013)
Editora Paulinas
Adquiri esse livro neste ano na loja da Paulinas. O livro traz dois poemas: "A caixa de segredos" e "Roda de família". Um belo projeto gráfico! É um livro grandão (30 X 30), ótimo para ler para a turminha da Educação Infantil. Recomendadíssimo!!!
♥

Textos e Pretextos sobre a arte de contar histórias (2001)

Não é um tesouro?


Atualização (11/06/2016)
18.º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Lançamento do livro "Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos, e outras histórias africanas". As crianças fizeram muitas perguntas! Descobri que este é seu 80.º livro e o 10.º sobre histórias africanas.


Autógrafo personalizado!

♥♥♥

Rosalva Mãos de Fada (2012)
Ed. Paulinas


"Rosalva mãos de fada, livro de Celso Sisto, ilustrado por André Neves, conta a história de uma moça bordadeira, cuja inspiração vinha dos desenhos que as ondas do mar riscavam na areia. Rosalva bordava seu enxoval, esperando o amor da sua vida. Mas era moça exigente e o baú de panos só fazia esperar. Um dia, apareceu Rolante, caixeiro-viajante, que, entre bordados, linhas, beijos e abraços, plantou o amor no coração da bordadeira. Então, surgiu viagem misteriosa que levou o caixeiro para longe de Rosalva que, feliz na espera do futuro marido, abriu a casa para as mulheres, suas amigas, e continuou a bordar seu enxoval. Rolante não voltou e desta feita instalou a amargura no coração da bordadeira. Entre ausências e segredos não revelados, o baú de enxoval se desfez pouco a pouco e terminou com o vestido de noiva, véu e tudo mais nas águas do mar..."

♥♥♥


"E a história termina e vem o depois.
É pra desenhar?
É pra cantar?
É pra recontar?
É pra criar?
É pra responder o que se quer perguntar?
E não pode ser só pra calar e
perdurar o que é de se encantar?!!"
Celso Sisto
(Textos e Pretextos sobre a arte de contar histórias, 2001)

♥♥♥

Para conhecer a obra do Celso Sisto, clique aqui.

Organizado por Ivanise Meyer®


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...