Sérgio Capparelli

Sérgio Capparelli
~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sérgio Capparelli (Uberlândia, MG, 1947). Escritor de literatura infantil e juvenil, jornalista e professor. Filho do caixeiro-viajante Emmanuele Capparelli e Cecília Guimarães Capparelli. Em 1965 vai com a família para Goiânia, e, após nova mudança dos pais, permanece sozinho na cidade para terminar o ano letivo. Passa seis meses de 1966 em Curitiba, fixando-se, em seguida, em Porto Alegre.
Cursa jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS enquanto trabalha nos jornais Zero Hora e Folha da Manhã. Nesse período faz muitas viagens pela América Latina e Europa.
Em 1972, durante uma estada em Paris, inicia o doutorado em ciências da informação na Universidade de Paris II, dedicando-se ao estudo da televisão brasileira. Vive algum tempo em Munique, Alemanha, onde publica a novela Favela S.A., em 1973.
Começa a lançar seus livros, a primeira novela infanto-juvenil sai em 1979 com o título Os Meninos da Rua da Praia, ao mesmo tempo que inicia a carreira de professor no curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e da UFRGS. A conclusão do doutorado se dá somente em 1980, quando defende a tese A Televisão Brasileira e Seu Modelo de Desenvolvimento.
Além de uma obra diversas vezes premiada, dedicada a crianças e adolescentes, Sérgio Capparelli tem vários estudos publicados sobre jornalismo e comunicação de massa.
Recebe em 1983 o Prêmio Jabuti em ciências humanas pelo ensaio Televisão e Capitalismo no Brasil.
Desde 2005, vive em Pequim, China, trabalhando na Xinhua News Agency. Tem concluída a tradução, do chinês para o português, em parceria com Márcia Schmaltz, de 50 Fábulas da China Fabulosa, publicada pela editora LP&M.

Indico este livro:

111 poemas para crianças

Organizado por Ivanise Meyer®

Postagens mais visitadas