Baú das Histórias e Poemas é um blog educacional com sugestões de textos que podem ser usados em atividades escolares. Iniciado em 21/04/2010.

19 de maio de 2010

Lenda da Palmeira

LENDA DA PALMEIRA
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Contavam os índios, por tradição de seus antepassados, a história seguinte:

Que antes de chegar o dilúvio havia um homem de grande saber, a quem eles chamavam de Payé (que vale o mesmo que mago ou adivinhador e entre nós profeta), o qual tinha por nome Tamandaré, e que seu grande Tupã, que quer dizer excelência superior, e vem a ser o mesmo que Deus, falava com ele e lhe descobria os segredos: e entre outros lhe comunicara que havia de haver uma inundação da Terra, causada de águas do céu, e alagar o mundo, sem que ficasse monte ou árvore, por mais alta que fosse.

Acrescentavam que excetuara Deus uma palmeira de grande altura que estava no cume de certo monte, e que ia às nuvens e dava um fruto à moda de cocos, e que esta palmeira lhe assinalou Deus para que se salvassem das águas ele e sua família somente, e que no ponto em que o dito Payé a tal notícia teve, se passou logo ao monte que havia de ser sua salvação com toda sua casa.

Eis que estando neste rio certo dia que começavam a chover grandes águas, e que iam crescendo pouco a pouco e alagando toda a Terra, e quando já cobriam o monte em que estava, começou a subir ele e sua gente àquela palmeira assinalada, e estiveram nela todo o tempo que durou o dilúvio, sustentando-se com a fruta dela, o qual acabado desceram, multiplicaram-se e tornaram a povoar a Terra.

Fonte: Lisboa, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude. São Paulo: Peirópolis, 2002.
Organizado por Ivanise Meyer®

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...